Coletores

Temo que tudo que eu faça não me leve a lugar algum. Nada que fazemos, seres humanos como um todo, tem propósito, pois nada nos leva a um destino.

“Que lugar ou destino seria esse?”

Bom, os cristãos baseiam suas ações no objetivo de atingir o Paraíso. E aqueles que não possuem um local especial – ou o contrário disso – para se agarrarem quando tudo parecer sem propósito?

No presente. No agora. Na vida em si.

Talvez por ter sido criada numa família cristã desde que me conheço por gente, observei que todos levavam suas vida tão normalmente. Não posso afirmar com certeza de que ninguém nunca parou para questionar o que ouviam nas suas respectivas igrejas ou que uma crise existencial jamais lhes abateu. No entanto, creio que tais opções não foram o suficiente para gerar uma angústia lancinante a ponto de provocar ideações suicidas. De qualquer forma, acredito também que, quando se tem um futuro divino garantido a partir de suas ações terrenas, fica-se mais fácil suportar algumas situações e de, até mesmo, se abstrair uma crise existencial.

Então que lugar é esse que nós, pagãos e ateus, perdidos no eterno redemoinho de caos que nos foi dado podemos direcionar nossa prospecção do futuro?

Chego à conclusão de que o futuro não existe. Muito menos o passado.

Nada do que já vivi existe mais. Está tudo dissipado pelos ventos que varrem nossas vidas a cada segundo que se passa. O que nos resta são lembranças, experiências e sentimentos depositados em nossas mentes. Isso é a vida? Coletar tudo que podemos viver no período que nos é dado?

Saímos de um passado longínquo e frugal de coletores de alimentos, o qual consistia numa rotina pautada pela sobrevivência. Evoluímos em diversos aspectos. Regredimos em outros. Porém nossa essência coletora permaneceu: continuamos a coletar o que a vida tem a nos oferecer com o objetivo de sobrevivermos.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s