Café com Livro: As Duas Torres

Image

Livro: Senhor dos Anéis – As Duas Torres

Autor: J. R. R. Tolkien

Ano: 1954

“Depois da separação dos membros da Comitiva, Frodo e Sam partem em direção a Mordor para destruir o Anel que ameaça a paz na Terra-Média. Aragorn, Legolas e Gimli seguem para Isengard a fim de resgatarem Pippin e Merry, que foram capturados pelos orcs. Porém, todos eles encontram pelos seus respectivos caminhos viajantes inesperados e surpresas peculiares.”

O que mais me impressionou neste e no livro anterior foi a carga imaginativa do senhor Tolkien. Pode-se dizer que ele é praticamente um deus: criou um mundo completamente novo, criaturas (hobbits, orcs, ents), uma língua própria dos elfos (quenya) e uma mitologia para cada um dos seres habitantes da Terra-Média.

Às vezes a leitura se torna cansativa, pois, em certas partes, tudo que acontece é os personagens caminhando e caminhando e caminhando… O máximo que se é descrito de emocionante é alguém tropeçando. Sim, eu sei que a história gira em torno da ida de Frodo até Mordor e que ele tem que atravessar o mundo para conseguir isso, mas ainda sim é chato de ler apenas a descrição da paisagem, por mais bonita que esta possa parecer. Em compensação, as partes quando eles encontram algum ser estranho e desconhecido, como Tom Bombardil e Barbávore, é bem divertida, pois começo a pensar: de onde Tolkien tirou isso? É simplesmente genial.

Meu personagem favorito nesse livro é Barbávore, o ent mais velho de toda a Terra-Média. Acho que simpatizei com a solidão dele, por ter perdido sua entesposa e seus amigos já adormecidos.

“Esqueci muita coisa que julgava saber, e aprendi de novo muita coisa que havia esquecido. Posso ver muitas coisas à distância, mas muitas coisas que estão próximas eu não consigo ver.” – Gandalf

“Não estou totalmente do lado de ninguém porque ninguém está totalmente do meu lado” – Barbávore.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s