Café com Livro: As vantagens de ser invisível.

Image

Livro: As vantagens de ser invisível
Autor: Stephen Chbosky
Ano: 1999

“Charlie é um garoto deslocado que não possui tantos amigos como gostaria, principalmente depois que o único que tinha se suicidou. Ainda tentando entender o porquê de Michael ter se matado, ele conhece Patrick e Sam, dois meio-irmãos que ajudam Charlie a “participar”. Logo, o garoto de 15 anos é introduzido a um mundo adolescente e de descobertas, envolvendo drogas, sexo e amadurecimento enquanto ele lida com os problemas familiares e com seu passado.”

Este livro não é mais um daqueles livros de adolescente que tratam das drogas e tudo mais de um modo superficial e clichê. O autor explora todos essas “fases” com uma inocência indescritível, quase inacreditável. O personagem principal, Charlie, escreve cartas à uma pessoa anônima e, portanto, o enredo é na primeira pessoa. Estar dentro da cabeça de Charlie é como mergulhar num história peculiar, pois mesmo se envolvendo com as “más influências” da escola, ele permanece doce e inocente como era antes. Seu afeto por Sam, Patrick e tia Helen nos mostra como Charlie necessita de alguém para conversar e para ser amigo, sempre julgando o melhor das pessoas.
Os temas mais polêmicos, como homossexualidade, masturbação, estupro e abuso infantil foram abordados neste livro, e ainda sim com uma escrita ingênua. O autor me fez ver a vida de outra perspectiva, uma que poucos autores se atrevem a explorar, principalmente os que escrevem para adolescentes.
Mesmo o livro tendo não muitas páginas, o conteúdo se enraizou em minha mente e me deixou pensando nele quando não estava lendo-o. Esse é o melhor tipo de livro: aquele que não te deixa em paz mesmo quando você o deixa sobre a mesa.

“Eu me sinto infinito.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s