Bom, decidi fazer uma coisa nova: uma seção onde faço uma sutil resenha do último livro que li. Já li dezenas de livros bons e alguns nem tanto e sempre tive vontade – mas nunca muita animação – para fazer isso. Então, hoje dei uma chance para meu desejo.
Livro: Jogos Vorazes
Autor(a): Suzanne Collins
Ano: 2008
“Num mundo pós-apocalíptico, num país chamado Panem, Katniss luta para sobreviver e alimentar sua família do único jeito que a natureza lhe permite: caçando. Ela mora em no Distrito 12, um dos Doze Distritos que compõe Panem, que são subjugados e obrigados a participarem dos Jogos Vorazes, onde dois adolescentes de cada Distrito são forçados a competirem até a morte em uma arena enquanto todo os habitantes do país assistem.”
Como eu já tinha assistido ao filme antes, fiquei bem desconfiada ao ler o livro pois nunca é a mesma coisa. Decidi pegar emprestado de uma amiga… e o resultado não foi outro: devorei o livro em menos de dois dias. Jogos Vorazes é o tipo de livro que se lê e não se percebe as páginas passando, os capítulos ficando para trás e quando pensa que não, FIM DO LIVRO UM.
Tenho sorte também pois alguns dos acontecimentos mais marcantes eu não lembrava devido minha memória fraca, mas enfim, o livro é cheio de surpresas e partes que não tem como não se arrepiar.
Além de toda a emoção, há um lado meio realístico e que identifico com os dias de hoje. A manipulação das massas através da mídia. O livro relata praticamente a política do pão e circo, com a parte do pão um tanto que escassa.
A personagem principal também me cativou. Katniss Everdeen é descrita pelas outras personagens como “mal-humorada e hostil”, e eu sinto uma conexão maior por personagens que corajosos e determinados como ela. A única coisa que me entristece é que o filme do livro dois só lança no final de 2013, ou seja, atacar Em Chamas.